Deputados estaduais tomam posse e elegem nova Mesa Diretora nesta sexta

Na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a recondução de Eriberto Medeiros à Presidência é um dos poucos consensos

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retorna os seus trabalhos nesta sexta-feira (31) com a cerimônia de posse dos 49 deputados estaduais eleitos para a 19ª legislatura, marcada para as 15h no Plenário Governador Eduardo Campos. Serão 27 novos parlamentares e 22 reeleitos. A bancada da oposição já anunciou o deputado estreante Marco Aurélio (PRTB) na liderança. Logo após a posse, ocorre a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019-2020. 

O atual presidente da Alepe, o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), irá conduzir a reunião de posse. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Adalberto Cavalcanti e dois deputados que irão assumir, durante a cerimônia, as 1ª e 2ª Secretarias, também vão compor a Mesa. A Alepe chegou a divulgar a presença do governador Paulo Câmara (PSB), mas a comunicação do Palácio do Campo das Princesas informou que o evento não estava previsto na agenda do socialista.

Assim que se encerrar a cerimônia, começa o prazo para a inscrição dos deputados que desejam concorrer aos cargos da Mesa Diretora: Presidente, 1º e 2º vices-presidentes; 1º, 2º, 3º e 4º secretários, além das suplências de cada uma dessas vagas.
De acordo com o Regimento Interno da Alepe, na eleição da Mesa, deve ser considerada a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares na sua composição. Isso quer dizer que, em tese, as maiores bancadas terão mais cargos na Mesa.
A eleição é secreta e de maioria absoluta. Ou seja, para se elegerem aos cargos, os deputados precisam de no mínimo 25 votos dos 49 parlamentares.

Comentários

Arquivo de Notícias
Categorias